ACONTECIMENTOS

COVID-19 / MT 22/05/2020 12:59 Fonte: Agência de Notícias da AMM

AMM recomenda aos gestores a instalação de barreiras sanitárias para conter a disseminação da Covid-19

Diante do número crescente de casos de contaminação do novo coronavírus em diversas regiões do estado, a Associação Mato-grossense dos Municípios continua emitindo recomendações aos gestores. O presidente da AMM Neurilan Fraga, destacou que entre as medidas, é necessária a instalação de barreiras sanitárias, orientação e fiscalização em todos os municípios, como forma de conter a propagação do vírus. “Recomendamos barreiras nas entradas e saídas em todos os municípios, principalmente daqueles que fazem fronteira com outros estados e também a Bolívia, para evitar a disseminação”, alertou.


São medidas de restrições em pontos estratégicos, onde podem ser parados todos os veículos para que que os motoristas e passageiros, sejam conscientizados. Muitos adotaram questionários para ouvir as pessoas e alertar sobre os riscos de transmissão da doença. Aquelas que apresentam qualquer sintoma são encaminhadas de imediato para avaliação médica. As secretarias municipais de Saúde, ficam encarregadas dos protocolos de direcionamento de pessoas com suspeitas de infecção do vírus.


Fraga ressalta que a realização das barreiras sanitárias é uma ação conjunta que precisa de parcerias entre as prefeituras e os órgãos de fiscalização. Nas cidades onde há guardas municipais, eles poderão fazer a abordagem aos veículos. Além das entradas e saídas das cidades, tem as entradas secundárias, aquelas não pavimentadas, onde as prefeituras também poderão colocar as barreiras físicas, para impedir acesso de pessoas sem triagem das equipes. E se houver desobediência durante o procedimento, a força policial pode ser acionada.


Neurilan exemplificou Chapada dos Guimarães, onde a prefeita Thelma de Oliveira, criou um comitê e vai instalar barreiras sanitárias nas principais vias de acesso ao município, a partir de sexta-feira até domingo. Uma equipe realizará os questionários a fim de obter informações sobre todos os ocupantes dos veículos e também fazer a aferição de temperatura para saber do estado de saúde de cada um. Caso apresente sintomas, serão encaminhado a unidade de Saúde do município, para exames.


O presidente da AMM, chama atenção para outra situação, a do comércio em funcionamento nos municípios. Ele recomendou aos gestores que coloque equipes das prefeituras para distribuição de folhetos de orientação. “Estamos pedindo insistentemente aos gestores para reforçar a fiscalização. Verificar se a quantidade de pessoas dentro dos estabelecimentos comerciais, se atendem o que é permitido, se os clientes mantém a distância de um metro, e se estão fazendo a higienização das mãos com álcool gel. É preciso verificar as filas nas agências bancárias, casas lotéricas, além de outros locais em funcionamento”, observou.


Na sua avaliação, os gestores tem a responsabilidade com proteção da população. Se não adotar as medidas para conter a propagação agora, poderão enfrentar problemas mais graves. Não se descarta a possibilidade de lockdown, ou seja o fechamento total em caso de descontrole da doença. “A partir do momento que se adota medidas, o gestor demonstra que há uma preocupação em manter equilibrado este cenário preocupante neste enfrentamento da pandemia” concluiu Fraga.


Contato

PORTAL ARENÁPOLIS

 
(65)9.9992-0230

Fale Conosco

Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados para PORTAL ARENÁPOLIS

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo